Uso Seguro de Plantas

02/04/2024 20:36

Há a percepção de que, quando se trata de medicamentos, o “natural” é melhor, mais saudável e mais seguro do que drogas “não naturais” ou sintéticas. Mas isso não é necessariamente assim, apesar de que os produtos naturais milenarmente nos fornecem diversos benefícios. O uso de plantas para o problemas de saúde tem uma longa história e elas desempenham sim um papel importante, podemos citar o ácido salicílico e a morfina, como importantes fitofármacos.

Entretanto, nem todas as plantas e produtos da natureza demonstraram ser eficazes. Alguns suplementos dietéticos e fitoterápicos falham em mostrar um benefício à saúde quando investigados cientificamente. Por exemplo, vários estudos importantes da erva equinácea não encontraram evidências de benefícios contra o resfriado comum (Karsch-Völk, 2014). Estudos de ginkgo, incluindo um grande estudo que inscreveu mais de 3.000 adultos mais velhos, descobriram que os suplementos de ginkgo não ajudam a prevenir ou retardar a demência ou o declínio cognitivo (Yang, 2016).

E produtos naturais não são isentos de efeitos colaterais. Alguns podem ter até sérios efeitos adversos e oferecem riscos à saúde, como, por exemplo, a planta confrei (Symphytum officinale L.) é contraindicada o uso interno pelos efeitos hepatotóxicos de um dos seus componentes. 

Os produtos naturais também não são livres de “químicos”. Para muitas pessoas, a palavra “químico” tem significado de algo tóxico ou sintético, algo a ser evitado, mas, tudo é feito de produtos químicos – seja a maçã na bancada da cozinha, a caneca de cerâmica no armário e até o ar que você respira. Na verdade, o ser humano também é feito de substâncias químicas. Produtos naturais, como ervas e suplementos dietéticos, também são compostos de produtos químicos, como tudo a nossa volta.

Porém, não se exclui o fato que existem muitos produtos químicos tóxicos que ocorrem na natureza – veneno de cobra, ricina da mamona, folha de espirradeira, pelos da urtiga, etc. Por isso, para obter mais informações sobre a segurança de plantas medicinais selecionadas, confira o Banco de Plantas Medicinais.

Tags: chá segurofitoterápicos seguronaturalplantas benefíciosplantas contraindicaçõesplantas segurançatratamento natural