Horto como espaço de aprendizagem

Foto: Zaqueu Proença

Projeto de Extensão – O Protagonismo do idoso no uso seguro e correto de plantas medicinais

Durante todo o ano de 2024, o Horto Didático de Plantas Medicinais do HU/CCS desenvolverá o projeto O PROTAGONISMO DO IDOSO NO USO SEGURO E CORRETO DE PLANTAS MEDICINAIS. O objetivo principal é organizar e desenvolver atividades didáticas teóricas e práticas sobre o uso seguro de plantas medicinais para os participantes do NETI-UNAPI e pessoas da comunidade com idade igual ou superior a 50 anos, através de atividades de educação ambiental e saúde.

SPB7010 – Introdução às Plantas Medicinais

A disciplina SPB7010 – Introdução ao Estudo das Plantas Medicinais é oferecida como optativa para o curso de Medicina mas não possui pré-requisito e é aberta aos alunos de todos os cursos da UFSC. Seu objetivo é fornecer subsídios para o reconhecimento e o uso seguro de plantas medicinais.

ENR5002 – Agricultura Orgânica, Permacultura e Agricultura Urbana

No dia 4 de abril, contamos com a presença dos professores Antônio Augusto Alves Pereira e Paul Richard Momsem Miller e os estudantes da disciplina de Agricultura Orgânica, Permacultura e Agricultura Urbana da UFSC. A turma procurou o Horto com o objetivo de obter orientação e inspiração para intervenções em centros de saúde de Florianópolis que ocorrem através da construção, manutenção e apoio das hortas de plantas medicinais das UBS conhecidas como Farmácias Vivas.

ARQ 5631 – Introdução ao Projeto de Arquitetura e Urbanismo (visita guiada)

No dia 19 de março de 2024, tivemos a presença da turma da disciplina ARQ 5631 – Introdução ao Projeto de Arquitetura e Urbanismo em uma visita ao Horto. A profª. Thêmis Fagundes propôs a visita de várias áreas do Campus da Trindade como forma de discutir as possibilidades de regeneração dos espaços e a relação destes com a saúde e qualidade de vida de seus usuários. Nesta visita, os estudantes conheceram um pouco do acervo do Horto Didático de Plantas Medicinais do HU

HST8307 – Laboratório de Ensino em História e Plantas Medicinais

Dia 12 de março iniciamos mais um semestre da disciplina optativa de Laboratório de Ensino em História e Plantas Medicinais. A disciplina segue a dinâmica da escola fora dos muros (https://criancaenatureza.org.br/pt/acervo/desemparedamento-da-infancia/), um movimento internacional que busca promover o desemparedamento da infância e a aprendizagem com e na natureza. Inicialmente dirigida à infância, a escola fora dos muros ou classe ao ar livre foi redescoberta durante a pandemia de Covid 19 e tem sido praticada em todo o mundo, da creche à universidade. Nesta disciplina, a proposta é promover reflexões e ações que considerem as plantas medicinais como sujeitos históricos que transformam os seres humanos ao mesmo tempo em que são transformados por eles (BOUMEDIENE, 2016). Como tarefa final da disciplina, construiremos coletivamente um e-book que analisará as lógicas de uso de plantas medicinais em diferentes contextos temporais brasileiros.