Acesso à informação

Horto como espaço de aprendizagem

Foto: Zaqueu Proença

Projeto de Extensão – O Protagonismo do idoso no uso seguro e correto de plantas medicinais

Durante todo o ano de 2024, o Horto Didático de Plantas Medicinais do HU/CCS desenvolverá o projeto O PROTAGONISMO DO IDOSO NO USO SEGURO E CORRETO DE PLANTAS MEDICINAIS. O objetivo principal é organizar e desenvolver atividades didáticas teóricas e práticas sobre o uso seguro de plantas medicinais para os participantes do NETI-UNAPI e pessoas da comunidade com idade igual ou superior a 50 anos, através de atividades de educação ambiental e saúde.


SPB 7010 – Introdução às Plantas Medicinais

A disciplina SPB7010 – Introdução ao Estudo das Plantas Medicinais é oferecida como optativa para o curso de Medicina mas não possui pré-requisito e é aberta aos alunos de todos os cursos da UFSC. Seu objetivo é fornecer subsídios para o reconhecimento e o uso seguro de plantas medicinais.


ENR 5002 – Agricultura Orgânica, Permacultura e Agricultura Urbana

No dia 4 de abril, contamos com a presença dos professores Antônio Augusto Alves Pereira e Paul Richard Momsem Miller e os estudantes da disciplina de Agricultura Orgânica, Permacultura e Agricultura Urbana da UFSC. A turma procurou o Horto com o objetivo de obter orientação e inspiração para intervenções em centros de saúde de Florianópolis que ocorrem através da construção, manutenção e apoio das hortas de plantas medicinais das UBS conhecidas como Farmácias Vivas.


ARQ 5631 – Introdução ao Projeto de Arquitetura e Urbanismo (visita guiada)

No dia 19 de março de 2024, tivemos a presença da turma da disciplina ARQ 5631 – Introdução ao Projeto de Arquitetura e Urbanismo em uma visita ao Horto. A profª. Thêmis Fagundes propôs a visita de várias áreas do Campus da Trindade como forma de discutir as possibilidades de regeneração dos espaços e a relação destes com a saúde e qualidade de vida de seus usuários. Nesta visita, os estudantes conheceram um pouco do acervo do Horto Didático de Plantas Medicinais do HU


HST 8307 – Laboratório de Ensino em História e Plantas Medicinais

No inicio de setembro de 2024 iniciamos mais um semestre da disciplina optativa de Laboratório de Ensino em História e Plantas Medicinais. A disciplina segue a dinâmica da escola fora dos muros (https://criancaenatureza.org.br/pt/acervo/desemparedamento-da-infancia/), um movimento internacional que busca promover o desemparedamento da infância e a aprendizagem com e na natureza. Nesta disciplina, o objetivo principal é abordar as plantas medicinais como protagonistas no ensino e na pesquisa em História, a proposta é promover reflexões e ações que considerem as plantas medicinais como sujeitos históricos que transformam os seres humanos ao mesmo tempo em que são transformados por eles (BOUMEDIENE, 2016). A disciplina é oferecida ao curso de História mas não há pré-requisitos e aceita inscrições de alunos matriculados e egressos da UFSC, dentro do limite de vagas disponíveis.

A tarefa final dos estudantes que finalizam a disciplina de Laboratório de Ensino em História e Plantas Medicinais é a de construir um livro analisando a forma de uso de plantas medicinais em diferentes períodos históricos. Nos semestres 22.2 e 23.2, os tópicos abordaram o uso de algumas plantas por Theodor Peckolt (farmacêutico que atuou no Brasil no século XIX), Pedro Chernoviz (médico que atuou no Brasil no século XIX), o povo Kaingang (através dos TCCs da Licenciatura Indígena da UFSC) e o Candomblé (através da obra Ewe de Pierre Verger). Temos o prazer de disponibilizar nosso ebook através deste link.

24.2 HST2

 

 

 


MED 0071 – Introdução ao Estudo da Medicina

A primeira fase do curso de Medicina da UFSC nos visitou no dia 11 de setembro de 2024, em uma aula do módulo “Narrativas Comparadas” na disciplina de Introdução ao Estudo da Medicina. O objetivo do módulo é discutir diferentes lógicas médicas que coexistem com a biomedicina (medicina convencional). Apesar das plantas medicinais não representarem uma lógica médica, compõem a terapêutica de diferentes formas de curar.  Tivemos a oportunidade de conhecer o Horto e conversar com o Dr. César, que nos contou um pouco sobre a sua trajetória de conhecimento em plantas medicinais.

MED 2 24.2

Visita Fundação Itacolumi

em comemoração ao mês do idoso, a Fundação Itacolumi nos visitou. A instituição, que fica no Serviço de Convivência para idosos da prefeitura de Florianópolis, tem como público prioritário pessoas de baixa renda. Oferece canto terapia, ginástica, oficina de memória, dança, psicologia. Tivemos o prazer em recebê-los para uma roda de conversa sobre plantas medicinais!