Bancos de dados complementares
Desenvolvido em parceria do Jardim Botânico do Rio de Janeiro com a COPPE, promove o resgate através de imagens de alta resolução, de espécimes da flora brasileira depositados em herbários estrangeiros, para a disponibilização ampla e irrestrita no Herbário Virtual Reflora. Em conjunto, o sistema Flora e Funga do Brasil funciona como um validador para os nomes atribuídos às imagens do Herbário Virtual Reflora. (REFLORA).
Para pesquisar a identidade botânica, sinônimos científicos e distribuição geográfica das plantas no Brasil.
Flora de Santa Catarina é um projeto que busca catalogar, gerar e disponibilizar conhecimento sobre a flora do estado de Santa Catarina. Cerca de dois mil plantas foram fotografadas e integradas ao acervo online, desde o início do projeto (Flora de Santa Catarina).
Para pesquisar imagens autênticas de plantas.
Fundada há mais de 25 anos e mantida pelo Jardim Botânico de Missouri, Tropicos é uma base de dados que contém informação taxonômica sobre plantas, principalmente na região neotropical (América Central e América do Sul). A base contém imagens e dados bibliográficos e taxonômicos sobre mais de 4,2 milhões de espécimes de herbário, e também informações sobre mais de 49 mil publicações científicas (SiBBr, 2020).
Para pesquisar informações botânicas e ocorrência das plantas.
A Coleção Botânica de Plantas Medicinais (CBPM) é um banco de dados que reúne as informações bibliográficas disponíveis sobre plantas medicinais a partir do conhecimento tradicional, a fim de favorecer o acesso seguro e o uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos (FIOCRUZ).
Para pesquisar sobre utilização e formas de usos de plantas.
O Observatório de Interações Planta-Medicamento serve como complemento na avaliação das interações entre plantas e medicamentos, divulgando as mais frequentes e preocupantes em Portugal. No entanto, sua atuação pode se estender a outros países, caso solicitado. O objetivo principal é a divulgar esses potenciais riscos à população, visando ajudar e prevenir sua ocorrência. Na aba “Interações planta-medicamento”, é possível encontrar uma lista de casos relatados dessas interações.
Para pesquisar sobre interações entre plantas e medicamentos.
LiveTox é uma ferramenta atualizada e de fácil acesso sobre diagnóstico, padrões clínicos e tratamento de lesões hepáticas atribuíveis a medicamentos e suplementos fitoterápicos e dietéticos. Ou seja, informações clínicas sobre lesão hepática induzida por fármacos. É um recurso pensado tanto para médicos e pacientes quanto para acadêmicos e pesquisadores (LIVETOX).
Para pesquisar casos relatados e outras informações sobre hepatotoxicidade causada por medicamentos e outras substâncias.
MedlinePlus é uma plataforma que disponibiliza informações de saúde e bem-estar relevantes, de alta qualidade, confiáveis e fáceis de entender. Oferece informações sobre tópicos de saúde, genética humana, exames médicos, medicamentos, suplementos alimentares e receitas saudáveis (MEDLINEPLUS).
Para pesquisar dosagem, interações medicamentosas, segurança e eficácia de plantas medicinais e suplementos alimentares.
Tramil é um projeto de investigação aplicado à medicina tradicional popular do Haiti, República Dominicana e outros países caribenhos, permitindo com que as comunidades e pesquisadores tenham uma melhor compreensão sobre alguns problemas de saúde e a complementaridade entre a medicina institucional e as terapias populares (TRAMIL).
Para pesquisar uso tradicional das plantas, recomendações, toxicidade, atividades biológicas e imagens autênticas.
O projeto Flora Digital é uma coleção de imagens de plantas dos Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, localizados no sul do Brasil. Atualmente disponibilizamos 25533 imagens de 3149 espécies. Nossas imagens já foram vistas mais de 22.6 milhões de vezes. Em nosso banco de dados estão cadastradas 7923 espécies de 339 famílias. Os contribuintes são especialistas, fotógrafos e o público em geral.
O WFO é um compêndio de acesso aberto, baseado na Web, das espécies de plantas do mundo. É um projeto colaborativo e internacional, baseado em conhecimento existente e Floras publicadas, listas de verificação e revisões, mas também exigirá a coleta e geração de novas informações sobre grupos de plantas pouco conhecidos e plantas em regiões inexploradas. O projeto representa um grande passo à frente no desenvolvimento de um serviço global de informações consolidado sobre a flora mundial.